domingo, 14 de outubro de 2012

Semanas 40 e 41

Bem vindo à Dinamarca, onde se combina as coisas com base nas semanas.
As semanas 40 e 41 foram a do começo do mês e a da semana passada e o que aconteceu nesse tempo todo?

Reencontrando Hannah!
No final de semana(28, 29 e 30/10) eu tive minha amiga alemã, que foi intercambista em João Pessoa ano passado, na minha casa aqui, foi muito estranho ter uma pessoa da minha vida brasileira no meio da minha vida de intercambista! Busquei ela na estação de Høje-Taastrup e fomos para casa onde jantamos a noite e no outro dia fomos para Copenhague, que ela ainda não conhecia e eu fui dar de guia hahahaha
Hannah, eu e Vanessa no Café Brasil
A primeira parada era o Nyhavn só que caiu um pé d'água e ficamos completamente molhados, depois nos encontramos com outros brasileiros e fomos para a famosa Christiania. Mas a melhor parte ficou para de noite: fomos num restaurante brasileiro matar as saudades! Fomos eu, ela e Vanessa (minha companheira de Caruaru). Tomar guaraná e comer coxinha, feijoada, picanha e farofa não tem preço.

Den lille havfrue
Já no domingo, veríamos se nossa programação com outras duas intercambistas que tinham feito intercâmbio perto de onde eu moro no Brasil daria certo, mas como não deu, eu improvisei uma ida a Pequena Sereia (Den lille havfrue), a estátua da personagem da história de H. C. Andersen e adaptada pela Disney para o público infantil.

A casa de caça
Na terça(2/10) fui com minha terceira værtsfamilie (estou começando a impor mais o dinamarquês na minha vida) num parque em Klampenborg, norte de Copenhague. O parque era muito bonito e tinham vários alces por lá, a paisagem era realmente incrível e pude ver a casa de caça do rei (quando costumava-se ter um haha).
A gente teve o momento "hyggeligt" tomando um chocolate quente e comendo torta num café que tinha no parque e a melhor notícia de todas é que eles me disseram que se fossem esquiar esse inverno eles me levariam, torcendo desde agora, mas não posso criar expectativas nenhuma. Jantamos juntos depois de conhecermos um parque em Frederiksberg, muito bonito por sinal. Por fim fomos a minha terceira casa onde conheci a cadela que vou ter e meu futuro quarto. Tomamos chá e sorvete enquanto assistíamos TV.

Quinta-feira(3/10) fiz uma apresentação na aula de inglês e fiquei muito feliz sendo útil uma vez na escola. Falando na minha aula de inglês, é muito engraçado como a aula parece mais American History do que aula de inglês mesmo, mas eu gosto muito porque consigo entender.

Eu, Amanda, Vitória e Rafael
Sexta(4/10) "hygguei" com Maida, Amanda, Vitória e Rafael (da YFU, tem intercambista de tudo quanto é organização aqui) de tarde e de noite fui no Puls Bar com 3 oldies, o Tulio e o Rafael, foi bem divertido, a balada não é das melhores mas a gente faz tudo ficar bom, ficamos lá até umas 3 e fomos encontrar um oldie da argentina bem legal. Na hora de voltar para casa o melhor aconteceu, lá estava eu na estação de trem de Norreport esperando meu trem que dizia demorar 45 minutos para chegar, tudo bem, paciente esperei. Quando faltavam 5 minutos meu trem desapareceu da lista lá e eu fiquei sem saber o que fazer, esperei mais 5 minutos para ver se o trem chegava e nada. Resolvi perguntar porque nessa hora todos os trens da lista haviam desaparecido e tinha um aviso dizendo algo como "não carregando passageiros", a mulher só conseguiu me dizer que às vezes aquilo acontece e que era pra eu esperar 5 minutos, esperei mais e nada, decidi olhar no site o trem, havia um saindo em 30 minutos da estação central, a 1 quilômetro dalí, subi as escadas da estação e perguntei pra um homem que direção eu deveria ir pra chegar na estação central, ele riu da minha cara, apontou pro lugar e disse que era longe. Só corri. Cheguei na estação 5 e alguma coisa da manhã e o trem chegaria em 10 minutos, passaram 10 minutos e nada, a mulher no microfone falava que havia um saindo de outra plataforma só que não entendi direito e ignorei, mas fiquei com muita raiva quando vi ele saindo da outra plataforma, esperei mais um pouco e duas colegas minhas de sala apareceram e me ajudaram a pegar o trem, esperamos muito e uma delas perguntou o que estava acontecendo, um cara tinha se jogado na frente do trem. Terminou que conseguimos pegar o trem e cheguei em casa pouco mais de 6 da manhã, cansado e querendo dormir.

No sábado(6/10) acordei bem tarde e só deu tempo de usar o computador um pouco até a Charlotte, minha segunda mor ir me buscar para me levar para a casa dela, onde eu ia jantar. Para a minha felicidade descobri que eles também tem um cachorro, grande e dócil. Conversamos bastante no caminho e vi o quanto vou gostar de ficar com eles quando mudar de casa. Chegando lá conversamos, Anders (far) contou uma história sobre a primeira guerra mundial e eles foram incrivelmente legais só falando inglês, o que me fez entender tudo! O jantar estava muito muito bom e tivemos sorvete de sobremesa, o que não é novidade quando se está na Dinamarca. Depois do jantar jogamos Bloqus, eu, Charlotte, Anders e Jesper, meu bror mais novo na segunda família. Falando em jogos, eles tem uma coleção enorme de jogos de tabuleiro. Ajudei o Anders a fazer uns doces que ele iria fazer para os colegas de trabalho dele, já que ele iria mudar de emprego, infelizmente eram de Salmiaki, uma espécie de lakrids e que eu não simpatizo muito com, mas experimentei.

Bom porém caro
Acordei no domingo(7/10) com febre, dor de cabeça e garganta e assim fiquei pelos próximos dois dias, de cama, literalmente. Começaram a comercializar Guaraná em todos os 7-elevens da DK a partir da segunda(8/10). Terça-feira(9/10) tínhamos combinado de todos irmos para a casa de Alicia (EUA) para fazer um bolo para nossa professora do sprogskole que faria aniversário e que merecia muito. Quando chegamos na casa da Alicia ela tinha recebido uma caixa da família americana dela e então fomos abrir enquanto a família dinamarquesa dela preparava o jantar pra depois termos a cozinha livre para nós.
Dotes culinários
O bolo terminou que ficou um sucesso e devoramos tudo no outro dia na aula de dinamarquês. Infelizmente não deu pra eu chegar antes e fazer surpresa para Kirsten porque tive que provar minha roupa pro Gallafest da minha escola, mas mesmo assim ela ficou super feliz. Dei um cd de Ivete Sangalo para ela e ela achou um máximo.
Fui pra reunião do Rotary à noite e a comida tava muuuuito boa, conversei um pouco em dinamarquês e interagi com uns rotarianos. Tivemos uma palestra sobre uma mulher que era do partido contrário ao que o pessoal do meu clube estava de acordo, ela falou algo do Brasil que eu não entendi.



Quinta(11/10) era dia do Gallafest, fui até Lyngby pegar sapatos emprestados com o Fuck, me arrumei e esperei dar a hora pra me encontrar com minha parceira de dança, a Sofie, na estação, chegamos na escola, eu havia esquecido meu ingresso, mas consegui entrar de boa, a festa estava bem animada mas eu estava por fora, não tinha com quem ficar na festa, mas na hora da dança "Les Lanciers" me diverti muito e depois fui tirar uma foto com a Sofie que ainda não saiu.

Luiz, Vanessa, eu, Vitória e Amanda na frente do Operæn (Opera House de Copenhague)  durante a noite cultural

Sexta(12/10) tinha Kulturnatten em CPH e pagando somente 90 coroas podiamos ir em três pontos turísticos que quiséssemos, fomos no Opera House, Planetário e Zoológico. Valeu muito a pena e todos os lugares eram muito bonitos. Fechamos a noite indo num afterparty que também estava incluso no pacote, mas ao chegarmos lá nos decepcionamos porque a festa era meio alternativa. Desistimos de ficar lá, fomos para a estação, eu comi umas porcarias e depois peguei o trem pra casa com Vitória, Amanda, Alicia e suas duas amigas dinamarquesas.

Peter(dinamarquês), eu, Lila, Amanda e Cláudia
Sábado(13/10) estava naquele dia preguiçoso até tomar coragem e ligar pro pessoal pra saber qual era a programação, fui pra Copenhague e dei sorte de conseguir entrar no A-bar, no começo tava bem desanimado mas quando chegou 00h ficou muito legal e divertido. Fiz um amigo dinamarquês que podia entender quando eu falava umas frases em dinamarquês e conversamos sobre intercâmbio, ele disse que tinha feito intercâmbio nos EUA. Conheci três outras oldies, a Cláudia, que é do meu distrito no Brasil, Bárbara e Lila (AFS). Voltei pra casa relativamente cedo que é pra compensar aquele dia que cheguei 6 e pouca da manhã.

Agora estou nas minhas férias de outono (efterårs ferier) por essa semana toda, que é a famosa semana 42 entre os intercambistas aqui!

Vi ses!!!!
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 20:32

2 comentários:

Guido Barz disse... [Responder Comentário]

ahahha Morei em Kobenhavn e quando li a parte do CHRISTIANIA já entendi tudo!!! kkkk frequentei muito!!! :) muito bacana o blog, ao ler seu post minhas lembranças vieram e foi muito bom recordar dos 2 anos que passei por aí. Estarei voltando pra Kobenhavn agora em janeiro de 2013, ficarei próximo do apto aonde morava mesmo, próximo à Estação Central ( Kobenhavn H), na rua do Tivoli, próximo ao hotel Marriott, quem sabe não nos trombamos por aí!! Vi ses hej hej!

Edmilson C. Melo Neto disse... [Responder Comentário]

@Guido Barz
KKKKKKKKKKKKKK não dá pra explicar publicamente! Obrigado e fico muito feliz em ler que suas lembranças surgiram ao ler aqui. Você estudava aqui? Só avisar, vou estar por aqui! Sei bem onde é, fácil haha moro no subúrbio, +- 20 minutos de S-tog.
Vi ses!

Postar um comentário