quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jul i Danmark (Natal na Dinamarca)

Halløjsa!

Natal na Dinamarca... esse assunto poderia ser um dos principais a falar sobre a Dinamarca, os dinamarqueses comemoram suas incontáveis tradições natalinas o mês de dezembro todo.

Mudei de família no dia 24 de novembro segundo minhas anotações e na sexta-feira seguinte fui a festa de Natal da escola que acho que foi a melhor de todas, parecia que todos alí me conheciam e tive a oportunidade de conhecer bastante gente (diga-se de passagem).

No domingo 1 de dezembro fui com minha nova família ao Tivoli, para a minha alegria, aquele dia trouxe a primeira queda de neve relevante, o parque estava muito bonito, todo debaixo de neve e com luzes de natal. No mesmo dia almoçamos com a parte da família vinda da Jutlândia, foi muito bom para conhecê-los também. Éramos eu, Charlotte, Anders, meus irmãos Jacob e Jesper, meus primos, tios e avós parte de pai. O almoço foi algo parecido com filé ao molho madeira e tinha uns feijões pretos também. É engraçado como eu simpatizei com meus primos rapidamente, parecia que já nos conhecíamos e todos dois estavam muito animados para falar comigo, mesmo que ainda houvessem dificuldades para entendê-los, visto que o sotaque deles é um pouco diferente do sotaque da capital. Após uma vasta guerra de neve por todo o parque, acabamos em um café para comermos os famosos æbleskiver que de maçã (æble) não tem nada, porque até a geléia ou é de morango ou é de frutas vemelhas. O dia terminou na estação central dando até logo à família, pois nos veríamos de novo na semana oficial do natal.

Æbleskiver

Comemoração de natal foi o que não faltou, pois além do natal com a família que vou comentar depois, tivemos um encontro na casa da nossa professora de dinamarquês, eu, Alicia, Cassidy, Carol e Blanche, ficamos conversando e hyggeando o dia todo, até a hora do jantar onde tivemos direito de tomar Bacardi e coca com aqueles sombreiros no copo! Hehehe



No final do mês, no dia 23 de dezembro, fomos debaixo de uma tempestade de neve que se alastrava pela Dinamarca até Frederecia, onde os pais e uma das irmãs do meu pai moram para comemorarmos o natal que pode ser resumido em: COMIDA.
Joguei bastante um jogo parecido com Ludo com meus primos e irmãos e me aproximei da família, eles foram muito atenciosos comigo e ainda passei uma noite na casa do meu primo depois da guerra de neve que tivemos no quintal da casa da minha avó. Foi muito divertido, porque tive a oportunidade de conversar bastante coisa em dinamarquês com ele sobre trabalho (ele trabalha no McDonalds e faz 9o ano), lazer e interesses. Passamos quase a noite toda jogando video-game com meu irmão mais novo e o irmão mais novo dele. No outro dia fomos na "praia", cheia de algas e neve, mas com uma vista bem bonita para a ponte que liga a ilha de Fyn com a Jutlândia. À tarde tivemos o tradicional pakkeleg, o jogo de troca de presentes peculiar, onde se usa os dados e cada vez que você tira os dois dados iguais com o número você pode escolher um presente para você e depois que todos os presentes da mesa são pegos, você pode pegar o presente dos outros participantes.
Por fim, no último dia, fomos no centro de Frederecia onde eu vim a ter uma incrível aula de história sobre a invasão alemã no sul da península no período da Segunda Guerra Mundial como também patinei no ringue de gelo com minha família. Mais tarde tivemos o banquete com o mínimo de 5 diferentes receitas de sardinha, é tradição ficar desde o almoço até o jantar na mesa.


Algumas outras tradições que tive preguiça de incluir no história
  • Comer Flæskesteg com brunsovs
  • Dançar e cantar ao redor da árvore de natal
  • Ir à missa de Natal (que por sinal é celebrada por uma mulher)
  • Beber snaps (versão dinamarquesa da cachaça
  • Receber visita no nissemand (o papai noel deles)
  • Escutar "Last Christmas I gave you my heart" quase o mês todo
  • Assistir Jul i Valhal ou Jul på Vesterbro também o mês todo
  • Comer pebernødder, risalamande e risengrød
  • Criar expectativas pelo natal branco (Hvid Jul)
  • Ter pelo menos um julekalender nem que seja o da Lotto
  • Beber chocolate quente e ter momentos hyggeligt


 Para finalizar a publicação, algumas fotos para ilustrar como foi tudo:



Postado por Edmilson C. Melo Neto às 23:33

0 comentários:

Postar um comentário