quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jul i Danmark (Natal na Dinamarca)

Halløjsa!

Natal na Dinamarca... esse assunto poderia ser um dos principais a falar sobre a Dinamarca, os dinamarqueses comemoram suas incontáveis tradições natalinas o mês de dezembro todo.

Mudei de família no dia 24 de novembro segundo minhas anotações e na sexta-feira seguinte fui a festa de Natal da escola que acho que foi a melhor de todas, parecia que todos alí me conheciam e tive a oportunidade de conhecer bastante gente (diga-se de passagem).

No domingo 1 de dezembro fui com minha nova família ao Tivoli, para a minha alegria, aquele dia trouxe a primeira queda de neve relevante, o parque estava muito bonito, todo debaixo de neve e com luzes de natal. No mesmo dia almoçamos com a parte da família vinda da Jutlândia, foi muito bom para conhecê-los também. Éramos eu, Charlotte, Anders, meus irmãos Jacob e Jesper, meus primos, tios e avós parte de pai. O almoço foi algo parecido com filé ao molho madeira e tinha uns feijões pretos também. É engraçado como eu simpatizei com meus primos rapidamente, parecia que já nos conhecíamos e todos dois estavam muito animados para falar comigo, mesmo que ainda houvessem dificuldades para entendê-los, visto que o sotaque deles é um pouco diferente do sotaque da capital. Após uma vasta guerra de neve por todo o parque, acabamos em um café para comermos os famosos æbleskiver que de maçã (æble) não tem nada, porque até a geléia ou é de morango ou é de frutas vemelhas. O dia terminou na estação central dando até logo à família, pois nos veríamos de novo na semana oficial do natal.

Æbleskiver
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 23:33 0 comentários
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jul i Danmark (Natal na Dinamarca)

Halløjsa! Natal na Dinamarca... esse assunto poderia ser um dos principais a falar sobre a Dinamarca, os dinamarqueses comemoram suas inco...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 23:33 0 comentários
terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Bornholm

16/12/12 - 18/12/12

Bornholm é uma ilha dinamarquesa muito bonita e com a cultura nórdica e uma própria cultura bem forte para uma ilha de 40 mil habitantes e aproximadamente 600.000 km2.

Localização (Dinamarca em amarelo claro, Alemanha ao sul de cinza, Suécia a nordeste de cinza e Bornholm de vermelho)
A decisão de ir a ilha foi porque haviam dois intercambistas muito amigos meu lá: Carol de Itabuna - BA e Dylan do Colorado - USA. Confesso que não foi a melhor época para ir por conta do frio e neve, mas como a amiga do Brasil da Carol que fazia intercâmbio na Alemanha tava indo visitá-la, decidi ir também para fazermos um encontro dos quatro.

Há maneiras diferentes de se chegar à Bornholm, mas todas elas envolvem uma balsa/ferry. Meu trajeto foi de ônibus do Baresso ao lado do Hovedbanegård até a cidade de Ystad, na Suécia, onde peguei o ferry. O barco balançou muito na ida e eu fiquei enjoado, coisa que raramente acontece comigo, mas acredito que isso só aconteceu porque meus pais perguntaram se eu ficava enjoado e eu disse que nunca ficava. A parte boa da viagem é que tinha de tudo nessa balsa, inclusive um Free Shop.

Eu fiquei na casa da segunda família do Dylan, que foi a primeira da Carol e ela fica na capital da ilha, Rønne. A família dele é simplesmente incrível, bastante simpáticos e descontraídos além de que a mãe canta Bossa-Nova. 

Na ilha tive a oportunidade de experimentar o Snaps autêntico de lá, o Honningsyp, junto aos avós da família que me receberam muito bem e empurraram bastante comida. Bornholm também tem seu próprio dialeto de dinamarquês, apesar de não se ouvir muito ultimamente e impressionantemente, algumas palavras são totalmente diferentes! Mas como a família do Dylan não tinha costume de falar Bornholmsk, foi fácil me comunicar com eles.

No sábado tivemos um sleepover na casa do Dylan com Carol e Kauane e digamos que a noite se resumiu essa música:

Já no domingo, ganhei meias do nissemand! E a noite assistimos o tradicional programa de natal que a irmã do Dylan ama: Jul i Valhal.

Infelizmente não tirei fotos da ilha, porque além do tempo estar feio, os horários dos ônibus não nos ajudaram para eu poder conhecer outros locais de lá além da capital, mas ainda tenho tudo gravado na mente.

Postado por Edmilson C. Melo Neto às 12:55 0 comentários
terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Bornholm

16/12/12 - 18/12/12 Bornholm é uma ilha dinamarquesa muito bonita e com a cultura nórdica e uma própria cultura bem forte para uma ilha ...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 12:55 0 comentários