quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Setembro

ATENCÃO: você pode demorar mais de um dia pra terminar de ler essa publicação.

Estou adiantando o post sobre o mês de setembro já que aconteceu tanta coisa até agora nesse mês e vai acontecer mais ainda porque amanhã minha amiga alemã que fez intercâmbio em João Pessoa vem passar o final de semana comigo.

Eu entre as mulheres
Por onde começar..... fui a minha primeira houseparty com os dinamarqueses (07/09)! Fui convidado meio que por acaso dois dias antes porque tinha ido pra escola sem precisar e outros dois colegas meus estavam lá e me chamaram pra tomar café da manhã com eles, eles bancaram meu rango e foi muito legal da parte deles. Mas a melhor parte foi quando eu entendi o Mathias perguntando a minha amiga em dinamarquês "Você chamou o Ed pra sua festa na sexta?" e eu entendi heheheh ai ela falou "Vou convidar agora" ai na mesma hora ela virou e me convidou, foi muito engraçado mas achei muito massa! Voltando para a festa em si, cheguei lá as 9 em ponto e por enquanto só tinha meninas, mas fui recepcionado com abraços e logo depois dois colegas chegaram e começamos a conversar, não que eles sejam chatos, mas eles estavam super legais naquele dia! Experimentei uma bebida de lakrids que tinha mais gosto de lakrids do que de bebida mesmo e escrevi no mural do quarto da minha amiga. Ficamos lá até ela começar a passar mal e fomos para o McDonalds, fomos andando até lá e ri muito! O meu colega tava andando de bicicleta num parque e bateu com toda numa cerca que não dava ver porque estava escuro. No McDonald's eles falaram "Bem Vindo a Brondby" porque tinha uns turcos/kebabs lá que estavam bem desconfiados. No mais, foi ótimo.

Eu e o Tulio hahah
Aquela festinha foi na sexta, no sábado (08/09) fui com minha oldie princesa Juh, Tulio e Vanessa pra Copenhague pra turistar, fui mais uma vez no Nyhavn, onde encontramos o brasileiro que vende crepe de banana com nutella(podem comprar que é bom heheheh), conheci a Christiania que tem uma vibe bem diferente e ficamos "hyggando" num lago que tinha lá. Mais tarde fomos forrar a barriga no McDonald's (pai, não estou comendo só fast food não, mas é porque esses dias precisei) e conheci dois intercambistas brasileiros da AFS, ambos do Espírito Santo.
Na entrada da "tia Chris" (Van, eu, Tulio e Juh)

Min fødselsdagskagen
TENHO 17 ANOS AGORA! Sim, meu aniversário foi no dia 12 e eu fiz bolo com cobertura de brigadeiro pra levar pra aula, porque aqui é costume quando é seu aniversário você levar bolo para seus colegas de sala. Não é me gabando mas o bolo ficou muito bom, tive ajuda da minha mor mas a cobertura foi feita cem por cento por mim. Aquele dia começou cedo, acordei no horário normal para a aula com meu despertador, mas não tive chance nem de me espreguiçar que meu bror e minha mor invadiram o quarto cantando "i dag er Eds fødselsdag hurra hurra hurra!" Pois é, a música de aniversário aqui é diferente e engraçada, consegui captar as palavras chocolates e bolo no meio dela, mas não consigo canta-la a não ser por aquele trecho que escrevi. Cheguei na escola e recebi vários "Tillykke med fødselsdagen, Ed" (Parabéns pelo aniversário, Ed) e na aula de dinamarquês eu distribuí bolo e meus colegas cantaram aquela música engraçada mais uma vez, infelizmente só me lembrei de filmar quando era tarde demais. À noite fui a um restaurante chinês que aparentemente tinha uma garçonete que era brasileira, comi muito porque era meu aniversário e porque eu amo comida chinesa. Ganhei uma jaqueta de inverno da H&M, 2 cds de Tim Christensen, 1 de Lukas Graham, 2 tíquetes para o cinema com direito a pipoca e refrigerante e uma caixa de chocolates muito boaaaa!!!!

BK
Celebrei no sábado daquela semana (15/09) com outros intercambistas no parque de diversões de Copenhague, o Tivoli. Foi muito divertido e já sinto os outros intercambistas como parte da minha família. Dancei com a Dóris de noite no show de blues/jazz que estava tendo lá. Weliton e Matheus dormiram lá em casa e chegamos lá 2 e pouco da manhã porque fomos comer no Burger King antes e quando chegamos na estação o trem tinha acabado de sair hehehe. Nesse dia ganhei um saco de farinha pra fazer farofa da Dóris e uma barbie(longa história) do Fuck. Tak, venner :-)

Navegando numa réplica de barco viking
No domingo (16/09) eu fui no museu de barcos vikings em Roskilde com minha mor, Weliton e Matheus, pertinho da minha cidade, achei muito interessante, encontramos Isabelle e a amiga dinamarquesa dela que não lembro o nome. Tivemos a chance de velejar em uma réplica de barco viking, inclusive remar o que foi um pouco difícil hahahahaa





McDonalds de cada dia
Na quarta-feira (19/09) tivemos nossa intromeeting num apartamento de um Rotex, foi muito bom reencontrar os outros intercambistas do meu distrito mais uma vez, sinto um amor grande por todos eles. Eu fui pra Copenhague um pouco antes pra me encontrar com o Fuck e a Carol que tá morando em Bornholm(Fernanda). A intromeeting foi basicamente o chairman citando as regras, nós comendo biscoitos e tomando refrigerante. Já marcamos outra meeting pro dia 28 do próximo mês que irá ser o Dia da Comida e teremos que cozinhar pratos típicos para os outros intercambistas (sugestões???). Quando acabou fomos todos comer no McDonalds (de novo) porque aquele lanchinho da reunião não cobria nem o buraco do dente.

Kristian (meu bror) e eu
Logo mais no sábado 22 fui com a mor e bror para um parque aquático chamado Lalandia, na ilha chamada Lolland. Kristian cantou uma parte do caminho e fez a triha sonora da viagem hahaha Foi muito divertido e eu me cansei demais! Mas gostei muito porque fiquei mais próximo ainda do meu bror. Havia uma atração lá que eu e ele fomos umas 15 vezes no mínimo, eu não conseguia mais subir as escadas, ele disse que queria ir mais uma vez e que eu nem precisava ajudar a carregar a bóia dessa vez já que eu estava muito cansado, mas ele queria que eu fosse. Tinha uma jacuzzi do lado de fora que por sinal tava bem frio e depois fomos no banho turco e na sauna dezenas de vezes (congelando no caminho). Tem uma espécie de shopping na Lalandia que era muito legal, tinha uma esteira de gelo pra esquiar, boliche, barzinhos, restaurante italiano, mini golf, etc. No domingo fomos mais uma vez no parque aquático até ele fechar. Cheguei em casa e tive a melhor notícia de todos os tempos: MEU VISTO FOI APROVADO E CHEGOU, depois de um século. Estava quase dando mortal pra trás de tanta felicidade.

Centro medieval
Segunda, dia 24, foi um dia comprido!!!!!!!! Começou de manhã cedo e eu já estava bem cansado, mas vamos lá né, me dirigi para Høje-Taastrup onde a professora da aula de idioma estava lá para nos levar para o centro medieval que tem em Brondby. Estava bem fria aquela manhã, mas lá fomos nós, eu, Alicia, Carol e Blanche. Cassidy só apareceu depois. No caminho até lá, a professora, Kirsten, dirigindo foi hilário, ela é de idade já e faz várias loucuras no volante, mas eu adoro ela de qualquer jeito. Chegamos lá, colocamos nossos trajes da época e fomos pra fogueira, onde tinham mais umas 20 criancinhas tambem vestidas à caráter. Nos apresentamos para eles e depois fomos fazer uns pingentes, o meu foi o martelo de Thor, que segundo eles é um deus escandinavo e aquele símbolo lhe dá força. Fizemos umas pulseiras que eu esqueci de pegar pra mim, dançamos Gangnam Style e comemos. Por fim vimos uma réplica de uma igreja medieval que eu já tava com sono e queria ir pra casa. Kirsten me deixou na estação depois e eu peguei minha bike até o city hall, onde minha mor e eu resolvemos meu cpr number pra finalmente eu poder ter o Hypercard(cartão de transporte público pra andar em toda a área de Copenhague), estava muito feliz.

Pequena parte dos intercambistas 
Depois disso fui correndo(na verdade pedalando) pra estação pra chegar logo no Tivoli e encontrar os outros 743284784116 intercambistas que estavam lá pro show que teria lá. Descobrimos que podíamos ir em todos os brinquedos de graça porque o parque estava fechado só para o show e nos aproveitamos muito disso! Foi muito divertido! Conheci mais oldies e newbies, tinha gente de todo lugar do mundo ali. Mais tarde começava o show e que show foi aquele em! Apesar de ter umas dinamarquesas muito chatas que ficavam nos empurrando o tempo todo, nos divertimos muito. Choveu muuuuuuuuuuuuuuito, tava encharcado mas valeu muito a pena. A atração principal era Flo-Rida e o negão sabe como dar show viu. No final foi todo mundo pra estação e todos para casa. Não tem como falar descrever mais como foi, só sendo intercambista e tendo uma família de intercambista assim pra saber. Cheguei em casa as meia noite e pouco e fui dormir as 1 e pouco. OBS: fui pra aula no outro dia, como zumbi mas fui.

Fui pra Copenhague de última hora com a Juh e o Tulio na terça, comemos queijo de graça e depois fomos no museu nacional que é muito interessante, mas eu estava morto de cansado e queria ir pra casa dormir.

Na quarta pude aproveitar pra dormir, ahhhh e como dormi! Acordei as 13 e pouca, fiz um sanduíche pra comer e fiquei brisando até a hora de ir pro clube pra minha primeira prática de arco e flecha, gostei muito muito e vou continuar a ir, espero que eu melhore minha pontaria (que achei boa até demais pra um principiante, mas eu tava usando um alvo muito grande hahaha). Achei muito legal da parte do meu bror me esperar aquele tempo todo só pra eu não me perder no caminho de volta.

Então esse foi/está sendo meu mês de setembro, estou cansado e na aula de sociologia. A professora foi muito legal falando em dinamarquês devagar comigo pra que eu entendesse, pena que o que ela me disse foi que iriamos providenciar um livro de sociologia pra mim ;'/

Vi ses snart!
Nos vemos em breve!
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 08:35 0 comentários
quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Setembro

ATENCÃO: você pode demorar mais de um dia pra terminar de ler essa publicação. Estou adiantando o post sobre o mês de setembro já que ac...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 08:35 0 comentários
terça-feira, 11 de setembro de 2012

En måned

(Esse post foi feito a partir do artigo que escrevi para o site do meu distrito no Brasil.)

Hvad så?!!
E aí?!!



Dia 4 de setembro completou-se um mês que deixei o conforto e dependência da minha vida no Brasil para o início de um sonho. Apesar de inenarráveis esses 31 dias, vale muito a pena compartilhar um pouco de toda essa loucura que me traz surpresa a cada segundo.

Meu primeiro cartão (aqueles tradicionais cartões que os intercambistas do Rotary trocam entre si) já foi trocado ali mesmo em Lisboa, onde encontrei um rotariano quando estava indo embarcar.

Como escrevi nos outros posts, estava acompanhado de dois outros brasileiros do meu distrito no Brasil até meu destino final e ao chegarmos lá fomos recepcionados por um rotariano que nos ajudou a pegar as malas, mas só senti aquela coisa quando a saída do desembarque se abriu e lá estavam todas as minhas três famílias dinamarquesas mais o bônus que foram as minhas oldies(intercambistas que vieram em Janeiro) e a taiwanesa que está na mesma escola que eu. Não podia ter pedido recepção melhor.
A primeira coisa que comi foi rugbrød, o pão preto dinamarquês bastante curioso porém gostoso, não era nem a hora que se costuma comê-lo, mas minha ansiedade não se conteve e pedi para experimentar. 
Praticamente não dormi nesse dia, tinha muita felicidade e animação dentro de mim que me revirei na cama até as 3 e meia quando o céu começou a ficar mais claro.

Na semana que cheguei tive um dia para conhecer as instalações da escola e minha linha de matérias, também estavam lá Carol, taiwanesa que estava no aeroporto, e Sofie, intercambista holandesa da AFS. Estou no 2.e do Rødovre Gymnasium (impossível de falar) e estudo História, Sociologia, Estudos Clássicos, Religião, Geografia da Natureza, Matemática, Dinamarquês, Inglês, Espanhol e Ed. Física.
Eu estava nervoso no meu primeiro dia de aula. Minha escola tem uns alunos que introduzem os novatos aos veteranos da sala que você vai, mas meus colegas de sala demoraram muito pra chegar nesse dia e enquanto Carol e Sofie já se enturmavam, eu os esperava e no último minuto eles apareceram! A maioria dos meus colegas são muito legais e foi muita novidade para mim como na minha sala que tem uma muçulmana que usa burca mas isso não a impede de ser uma tradicional adolescente, que é o que ela é, sem contar no fato que todo mundo usa os laptops durante as aulas.


No final de agosto tivemos o tão esperado introcamp e aquilo lá foi indescritível e é inesquecível, se eu tivesse no fundo do poço aqui no intercâmbio essa semana salvaria, mas como não estava, eu estava até feliz demais, essa semana só faltou me explodir de tanta felicidade e diversão. Juntar +-140 intercambistas por uma semana numa escola é a ideia mais doida e genial que já inventaram. Tinha intercambista das Bahamas, Japão, Tailândia e até Lituânia. Não preciso falar que os brasileiros além de estarem em maior quantidade serem os mais animados, né? Fizemos nossas próprias festas. Minha professora de dinamarquês durante essa semana fala português e é muuuito legal, na segunda-feira pós o acampamento ela roubou um pouco do nosso espírito de intercambista e foi encarar sua nova vida na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. 

Então foi meio assim meu primeiro mês na DK, com muitas novidades mas que são uma pequena percentagem do que me espera.

Vi ses!
Ed

NOT SURE IF I'M TRANSLATING IT TO ENGLISH
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 10:36 1 comentários
terça-feira, 11 de setembro de 2012

En måned

(Esse post foi feito a partir do artigo que escrevi para o  site do meu distrito no Brasil .) Hvad så?!! E aí?!! Dia 4 de setembro ...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 10:36 1 comentários